http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Talismã Oriental - Sr. Daruma

       Olá, lobos e lobas da alcateia!

       Eu venho aqui hoje, para celebrar o casamento de.... Opa! Roteiro errado!

       Hoje, eu quero mostrar um pouco mais sobre os talismãs japoneses. Muita gente tem um gosto especial por essas coisinhas, esses bonequinhos, animaizinhos, mas a maioria das pessoas tem algo oriental em sua casa apenas pela beleza, sem se importar com o significado. Então, é isto que venho apresenta hoje!

       O que eu pretendia era falar um pouco de cada talismã, mas alguns tem MUUUUITA história, e eu não sei se iria agradar a todos. Então, vou falar sobre um, que é o mais popular, e dependendo da quantidade de pessoas que gostarem, eu passo o resto em outros posts. La vai!!

Daruma

       É um boneco de diversos tamanhos (e preços), arredondado, sem pernas ou mãos. Geralmente encontrado nas cores vermelho, com as barbas negras e detalhes dourados. Ele não tem a cor dos olhos, nos lugar destes, apenas um espaço em branco. Isso é porque ele é o realizador de desejos. Você pede alguma coisa, e depois pinta uma de suas íris. Quando o desejo se realizar, pinte a outra!

       Muitos japoneses fazem seus desejos ao daruma no primeiro dia do ano. Quando o desejo se realiza e a segunda pupila é pintada, o daruma é exposto até o próximo ano novo. No final do ano é costume levar o daruma a um templo, onde ele é queimado em uma grande fogueira ao ar livre.

       Aqui no Brasil, não se tem ao certo um destino que damos ao Daruma depois que o desejo e realiza. Alguns deixam lá de enfeite, outros jogam fora. Mas seja o que for, o daruma tem que ser ganho, se não seu desejo não tem efeito. Tem que ser presente!

       Uma das versões da história do Daruma é: Na China antiga havia um monge chamado DARUMA, o qual queria saber a verdade da vida. Após várias tentativas a procura da prática ascética, nada conseguiu. Finalmente então, ele decide sentar-se em frente à parede de um templo, meditando sobre a vida, até chegar a uma gama verdadeira, ou seja, à essência da vida.

       Ao passar um ano ele nada conseguiu. Após dois anos, nada. Após três anos, nada.... Assim, quando ele atingiu o nono ano de meditação, finalmente conseguiu chegar ao reconhecimento sobre a verdadeira essência da vida. Assim, o Daruma ficou reconhecido por realizações de desejos.

       Sua cor avermelhada é para espantar olho-gordo. O Daruma tem o fundo pesado, para que em qualquer posição de queda que você o coloque, ele se levante sozinho. Isto simboliza o “jamais desistir”. É um provérbio japonês que diz: Caia sete vezes, e se levante oito!

        O Daruma é comumente achado em shoppings, lojas esotéricas, lojas esotéricas de shopping, lojas para presente, lojas orientais, e afins. Gente de São Paulo, recomendo a Liberdade, lá tem uma variedade de Darumas para escolher. E bem mais barato que o shopping! Comprovado!


       Bom gente, esta ai sobre o Daruma! Quem gostou, bate palmas e deixa comentário! E quem não gostou, também!

       Agora, os outros talismãs, só dependem de você! Mas espero, de todo coração, ter agradado a todos, ao menos que eu tenha feito um post bonito! Aceito críticas, sugestões e angústias!

       Abraços e uivos
       Sandrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário