Por Sandrini e Fernando Coelho
Olá membros do Alcateia, é com grande emoção que nós chegamos até vocês fazendo-lhe um convite especial e todo colorido com às caravanas ciganas. E ai vamos pegar uma carona com eles, junto ao seu caminho mágico? Se sua resposta for sim, bem vindo a este mundo cheio de brilho, cores e sentimentos, que começa hoje e continuara toda quarta- feira, onde de inicio vamos conhecer cada um de nossos amigos de estrada, nada mais justo que nos conhecermos bem, para ficarmos mais amigos, num é?
Toda festa cigana se começa com uma saudação a Santa Sara Kali, e é dela de quem vamos falar primeiro. Você sabe quem é ela? Existem variadas lendas, selecionamos algumas para você ficar por dentro do assunto. Uns contam que 50 anos depois de Cristo, Sara era uma cigana da qual acolheu a embarcação que chegou com as santas, e que ela teria apiedado das exiladas oferecendo-lhe ajuda. A lenda mais falada é que Sara foi jogada ao mar junto a Maria jacobina, Maria Salomé, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maximino, e que ela era uma serva destas mulheres santas. Jogada a morte no mar, Sara rezou a Jesus, prometendo que se fossem todos salvos ela seria serva dele, e usaria sempre um lenço não mostrando mais seus cabelos, feito isso o barco foi parar em uma ilhota perto de Petit-Rhône, onde um grupo de ciganos as acolheu. Outra lenda conta que Sara teria sido uma sacerdotisa do deus Mitra ou uma divindade feminina de origem celta ligada a Terra, outras explicam que ela foi uma rainha egípcia ou africana. Outros já falam que seu nome Kali vem da deusa hindu. Mas sua origem, assim como os ciganos é um mistério.
Entre os ciganos ela se tornou especial mesmo, devido à lenda mais falada, que demonstra que Deus confiou no povo cigano entregandoe confiando neles a serva de Cristo e os primeiros cristãos.
Sendo a santa mais venerada pelos ciganos, a quem dirigem suas súplicas e apelos, além de oferecer festas de agradecimento pelas graças recebidas. Considerada pela igreja católica como uma santa de culto local, a santa Sara nunca passou pelos processos regulares de canonização. Sara está ligada à historias das tradições cristãs da idade média, e o assim chamado culto às virgens negras (santidades femininas de pele negra veneradas pelos fiéis católicos).
Alguns comentam que os restos mortais de Sara foram encontrados por um rei em 1448, e depositado na cripta da pequena igreja de Saint-Michel (será que é por isso que nosso lobo Michel gosta tanto de leques?), que recebe fraternalmente em seu altar um fragmento de sarcófogo pagão e uma pedra do altar de deus Mitra. E no mesmo local estão depositados os despojos de Maria Jacobina e Maria Salomé.
A maior festa de Santa Sara Kali, é feito em Saintes Maries De La Mer. Esse nome é uma denominação para Santas Marias do Mar, e é nesta pequena cidade do litoral do sul da França, que se realiza anualmente, nos dias 24 e 25 de maio a festa de louvor a santa, onde os “gitanos” da Espanha, Portugal e França, os “boêmios” da Alemanha, os “gypsies” da Inglaterra, os “zíngaros” da Itália, os “Rom” da Europa oriental, e outros ciganos das minorias que estão espalhados pelo mundo, traz suas melodias, bebidas e comidas típicas a festa.
Para todos aqueles que desejam manter contato com o povo cigano, tenha sempre em seu altar cigano uma imagem de Santa Sara. E é aconselhável sempre que for fazer qualquer magia cigana, peça ajuda a santa para ela iluminar os ciganos para vir em seu auxilio, isso faz sua magia ser mais forte e seguir devidamente as leis universais. Pois existem ciganos em todos os planos, e dependendo da sua vibração é fácil acessar um cigano que esteja em zonas baixas. Com a força de Sara, isso não vai ocorrer, pois serão enviados a você os ciganos de planos elevados. E acredite ciganos são andarilhos até mesmo dos mundos mágicos, tem um conhecimento bem vasto para dividir com quer desejar.
Abaixo algumas orações da Santa Sara Kali, que são bem mística e fortes. Mas você pode escolher aquelas que vierem ao seu coração ou até mesmo criar uma própria.
Oração a Santa Sara
SARA, SARA, SARA, fostes escrava de José de Arimatéia,
no mar fostes abandonada
(pedir para que nada nos abandone: amor, saúde, dinheiro, felicidade...)
teus milagres no mar sucederam e como santa te tornastes,
a beira do mar chegastes e o "CIGANOS" te acolheram,
SARA, Rainha, Mãe dos Ciganos ajudaste
e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas.
SARA mãe dos aflitos,
a ti imploro proteção para o meu corpo,
luz para meus olhos enxergarem até no escuro
(pedir força para os seus olhos, vidência),
luz para o meu espírito e
amor para todos os meus irmãos: brancos, negros, mulatos,
enfim a todos os que me cercam.
Aos pés de Maria Santíssima, tu, SARA
me colocarás e a todos os que me cercam
para que possamos vencer as agruras que a terra nos oferece.
SARA, SARA, SARA,
não sentirei dores nem tremores,
espíritos perdidos não me encontrarão
e assim como conseguistes o milagre do mar,
a todos que me desejarem mal,
tu com as águas me fará vencer
(quando a pessoa não está bem e querendo resolver
algo muito importante beber três goles de água).
SARA, SARA, SARA,
não sentirei dores nem tremores,
continuarei caminhando sem para assim
como as caravanas passam, no meu interior tudo passará
e a união comigo ficará e,
sentirei o perfume das caravanas que passam
deixando o rastro de alegria e felicidade,
teus ensinamentos deixarás.
Amai-nos SARA,
para que eu possa ajudar a todos que me procurem,
ajudados pelos poderes de nossos irmãos Ciganos,
serei alegre e compreensivo(a) com todos os que me cercam.
Corre no Céu, corre na Terra, corre no Mundo e
SARA, SARA, SARA estará sempre na minha frente,
sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito.
E assim dizemos:
somos protegidos pelos Ciganos e pela SARA
que me ensinará a caminhar e perdoar.
Oração a Santa Sara
"Santa Sara, pelas forças das águas
Santa Sara, com seus mistérios,
possa estar sempre ao meu lado,
pela força da natureza.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia,
pedimos a Senhora que esteja sempre ao nosso lado;
pela figa, pela estrela de cinco pontas;
pelos cristais que hao de brilhar sempre
em nossas vidas.
E que os inimigos nunca nos enxerguem,
como a noite escura, sem estrelas e sem luar.
A Tsara (casa) é o descanso do dia-a-dia,
A Tsara é a nossa tenda.
Santa Sara, me abençõe;
Santa Sara, me acompanhe.
Santa Sara, ilumine minha Tsara,
para que todos que batam a minha porta
eu tenha sempre uma palavra de amor e de caminho.
Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa,
que eu seja sempre a mesma...
PESSOA HUMILDE!!!"
Se gostou, é só visitar o blog na próxima quarta-feira, onde estaremos apresentando mais um amigo cigano ou cigana, e dando mais algumas dicas sobre eles. E passe por aqui quando puder, pois sempre tem alguma novidade postada.
A todos vocês que estão caminhando com nós, um grande beijo com cheiro de rosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário