http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

domingo, 24 de maio de 2015

DIA DE SANTA SARA KALI

Por Fernando Coelho e Sandrini

Hoje é o dia de Santa Sara Kali, algumas caravanas ciganas se reúnem em Saintes Maries De La Mer (uma cidade do litoral da França) para os louvores a santa. Os ciganos que não podem ir comemoram em seu acampamento dando uma das melhores festas cigana, e você hoje e amanhã pode acender uma vela e se já tiver um altar cigano, enfeita-lo o mais belo que pode.


Ritual a Santa Sara Kali.

Tome um banho com ervas, se arrume como se fosse para uma festa. Coloque uma musica cigana, acenda um incenso, pode acender seu caldeirão, se não tiver uma vela vermelha serve. Faça a abertura do ritual como de costume, chame pelo povo cigano e faça uma oração a Santa Sara Kali agradecendo pelas bençãos que ela te deu durante o ano. Escreva em um papel alguns desejos da qual você gostaria de ter ajuda do povo cigano, e queime ela no fogo do caldeirão ou da vela. Ofereça uma taça de vinho (se não tiver suco de uva serve) ofereça uma fruta a Sara e ao seu povo, se sirva também e dance se quiser. Encerre esse ritual como de costume.
 Será comum depois desse ritual sentir a presença de ciganos com você, e se um deles ficar por muito tempo com você, esse certamente será seu cigano protetor.


Biscoito de Nozes
Gostei dessa receita da tradição cigana e desejei compartilhar com vocês, esses biscoitos são muito bom para atrair prosperidade.

Ingredientes:
1/2 kg de açúcar
6 gemas
250g de nozes sem casca, em pedacinhos
raspas de 1/2 limão

Modo de fazer:
Bata as gemas e o açúcar até conseguir um creme fino e claro. Adicione as nozes em pedacinhos junto com as raspas de limão. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria, mexendo até formar uma massa espessa e seca. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Depois, faça pequenas bolachinhas, ou então, estique a massa e recorte-a com cortadores em formato de sol, estrela, lua, coração, etc. Coloque os biscoitos numa assadeira untada a uma pequena distância um do outro para que não grudem. asse em forno brando, como se fossem suspiros.

Observação: Se desejar trazer felicidade para o casamento, substitua as nozes por amêndoas sem pele.

Rendimento: de 40 a 50 biscoitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário