terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FAZENDO A DIFERENÇA

por Renato Rodrigues
Nos meios dos destroços a gente tem que tentar cavar boas notícias, né?

Muitos cães e gatos foram abandonados por moradores das cidades atingidas pelos alagamentos na Região Serrana do Rio. Em Teresópolis, cerca de 150 cachorros foram encontrados com ferimentos, soterrados ou presos nas casas atingidas. Esse foi o caso de Daniel e Maria: “Saímos correndo de casa sob o risco de desabamento e a deixamos lá, pois não dava para levá-la junto.” Quando pôde voltar pra casa, Dara, sua cadela de estimação tinha sumido.

A sorte é que Dara foi levada por voluntários para o abrigo da ONG Estimação: “Viemos tentar a sorte e ela [Dara] estava lá. Quando nos viu, começou a chorar. Nem precisamos de documentos para provar que somos os donos dela, pois foi Dara que nos reconheceu no abrigo”, disse Maria.

Depois de quatro dias hospedada no abrigo para cães, Dara ganhou uma coleira nova, novos potes de água e comida e um saco de ração.

Adoção
Segundo o biólogo Guilherme Andreoli, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, a maioria dos cães levados para o abrigo é colocado para adoção. “Já concretizamos mais de 20 adoções, mas precisamos que mais cães sejam adotados. Só houve um caso de um beagle abandonado, que foi adotado e o dono apareceu depois pedindo pelo cão. Aí o processo adotivo foi cancelado e o beagle voltou para seu antigo dono.”

Todos os animais, logo que chegam ao abrigo, passam por triagem para avaliação veterinária. Lá eles fazem fazem a análise de possíveis fraturas, lesões, ferimentos e estado geral de saúde do cão. Eles são vacinados e vermifugados. Em seguida, se for o caso, o animal faz raio-x ou é medicado até se recuperar totalmente.

VAMOS AJUDAR?
Os abrigos pedem doações de ração úmida (daquelas em lata), ração comum, panos velhos, jornais, papelão, focinheiras, coleiras e cercadinhos de arame para separar os animais.

Se você não mora no Rio, veja como ajudar:

* Pelo Próximo e Clube do Totó
Postos de Coletas no Rio de Janeiro:
Flamengo: Rua Correa Dutra-99/loja5
Méier: Carla Bello -8829-9026
Copacabana: Loja Bicho Bacana- Rua Sta. Clara, 110
Lojas Patas & Penas: Botafogo, Urca e Norte Shopping
Gávea: loja Pet Gávea- R. Marquês de São Vicente
peloproximo.blogspot.com

* Suipa (Sociedade União Internacional Protetora Dos Animais)
Banco Itaú
Agência: 0584
Conta Poupança: 54979-4 / 511 (complemento)
CNPJ é 00.108.055/0001-10
http://www.suipa.org.br/

* Univida
Instituto Univida de Proteção Animal
Banco Itaú
Agência: 6542
Conta corrente: 06841-3
http://www.univida.org.br/

* Grupo Estimação
Banco Itaú
Agência: 6103
Conta Corrente: 19918-5
CNPJ: 08.996.430/0001-17
http://www.estimacao.org/

* WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) / Defensores dos Animais
CNPJ: 04.363.242/0001-09
Banco Bradesco
Agência: 0279
Conta-poupança: 172813-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário