http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de julho de 2019

NÃO É SÓ PORQUE EU ESTOU COM FOME!

Você vai pensar “Lá vem a Eddie de dieta falando de bolo porque tá com fome!”. E você tem toda razão! As festas juninas tem comidas que eu amo, e o gosto por coisas doces está aumentando dentro do meu ser! E a ideia de fazer bolo ganha força! 

Mas esse post é pra explicar uma coisa! Num posto passado eu falei sobre o processo alquímico de quando fazemos um bolo. Mas essa não é a mesma alquimia de quando fazemos um bolo mágico, por exemplo.

Deixa eu explicar: o exemplo que dei sobre como o processo de fazer um bolo pode ajudar a encontrar soluções e organizar a vida funciona de uma maneira espelhada. Fazer o bolo dar certo de alguma maneira ajuda a fazer outras coisas darem certo. Eu acredito que isso funciona também por causa do nosso cérebro. Quando a gente relaxa, focando em outra coisa, as soluções conseguem sair do subconsciente, que tem acesso total às informações de que precisamos. Sabe quem usa essa técnica? O House! É, ele mesmo, o médico insensível, porém super competente. Note que em todos os episódios ele só encontra a solução quando está falando com alguém sobre outra coisa completamente diferente. É quando o consciente relaxa e deixa o subconsciente agir.



Agora, um bolo mágico é outro tipo de alquimia, o mesmo que usamos para fazer poções, elixires, pós, unguentos, etc... O processo de seguir uma receita é mais ritualístico, mais detalhado e requer muito mais atenção. O primeiro método tem leveza. O segundo tem concentração.

E ambos funcionam de maneira diferente. No primeiro processo, o simples ato de fazer já é a alquimia. Já no segundo, é o produto final que traz o resultado.

E eu recebi uma receita que parece maravilhosa da Ana Cristina de Bem Lemos! Achei super generoso da parte dela compartilhar essa gostosura e já entrou na minha pastinha de receitas para experimentar. Você pode fazer o bolo usando o primeiro método de alquimia, que é fazer esvaziando a mente de todos os problemas e curtindo o processo, limpando o caminho para as soluções virem até você. Ou você pode fazer como realmente uma magia alquímica, transformando-o em um bolo mágico. Para tal, você precisa saber melhores horários, as cores e intenções que você pode usar nesse bolo. Considerando que tem muito cacau nele, eu focaria na prosperidade! Então, vamos à receita da Ana Cristina? Ah! E obrigada, Ana, por compartilhar essa gostosura!



La Bête Noire


Ingredientes para o bolo:

1 xícara de água;
3/4 de xícarade açúcar;
9 colheres de sopa [135g] de manteiga sem sal, em fatias;
510g de chocolate 56% cacau picado;
6 ovos.

Ingredientes para a ganache:

1 xícara de creme de leite fresco;
240g de chocolate 56% cacau picado.
Creme de leite fresco gelado batido em picos macios, frutas ácidas ou sorvete para acompanhar.

Prepare o bolo:

Preaqueça o forno a 170 graus. Coloque uma chaleira de água para esquentar, para o banho-maria.

Unte com manteiga uma fôrma redonda de 23cm de diâmetro e fundo removível. Cubra o fundo interno da fôrma com um disco de papel manteiga de mesmo diâmetro e unte-o também. Envolva a fôrma em 3 folhas de papel alumínio, externamente, uma sobre a outra, para que a água do banho-maria não entre pelo fundo removível. Reserve.

Em uma panela pequena coloque a água e o açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo apenas para o açúcar se dissolver. Deixe ferver por 5 minutos e retire do fogo.

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Adicione o chocolate picado e misture bem até tudo derreter. Apague o fogo e junte a calda de açúcar, misturando até ficar homogêneo. Deixe esfriar.

Junte os ovos, um a um, misturando bem com um fouet após cada adição.

Passe a mistura para a fôrma preparada.

Coloque a fôrma dentro de uma assadeira retangular grande, de laterais altas, e coloque dentro do forno. Complete a assadeira com água quente até metade da altura da fôrma de dentro.

Asse por 50 minutos, até que o bolo firme mas o meio ainda se mantenha um pouco mole.

Remova a fõrma do banho-maria e deixe que esfrie completamente sobre uma gradinha.



Prepare a ganache:

Coloque o chocolate picado em uma tigela.

Aqueça o creme de leite fresco até quase ferver e despeje-o, quente, sobre o chocolate.

Deixe descansar por um minutos, então misture com delicadeza, até que a ganache fique uniforme e brilhante.

Espalhe a mistura sobre o bolo frio, ainda na fôrma.

Leve à geladeira por 2 horas.



Desenforme depois de gelado, antes de servir.

Então? Vale a tentativa de fazer esse bolo? Se eu fizer, fique tranquilo que te postarei uma foto (não mandarei a fatia pra você porque o arquivo é muito pesado! Rsrsrsr).



Nenhum comentário:

Postar um comentário