http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cigana Yasmim

Por Fernando Coelho e Sandrini

Queridos lobonaltas nesta quarta-feira iremos mergulhar de cabeça nas historia da cigana Yasmim.
 Conta uma lenda antiga que Vênus, a deusa da beleza e do amor nasceu das águas espumejantes de Chipre, a pérola do Mediterrâneo. Não é difícil compreender por que os antigos acreditavam nessa historia, pois a ilha fulgurante de luz e de cores, circundada por um mar límpido e azul, é realmente um lugar encantador. E esse lugar tão lindo foi testemunha de um acontecimento com a cigana Yasmim, pois um grupo cigano chegou a esse local, acampando em Limassol.
 Quando as moças do grupo foram para a “água grande” (a praia) para se banhar e se divertir.
 Em dado momento, a cigana Nazira veio correndo e gritando desesperadamente:
 -A água grande levou a cigana Yasmim!
Correram todos do grupo para a água grande para socorrer a cigana, mas nada viram; o mar havia tragado seu corpo. Então o Kaku revelou a todos que a cigana havia morrido. O grupo todo se ajoelhou e começou a rezar. Permaneceram ali para esperar que a água devolvesse o corpo da cigana.
 Passaram-se vinte e um dias e nada aconteceu, quando se completaram vinte e três dias, á noite a Lua cheia surgiu e clareou toda a ilha. O cigano Vlaz, que era o pai de Yasmim, foi para a areia e começou a rezar de olhos fechados. Em dado momento, abriu os olhos e avistou um peixe grande que, pulando veio em sua direção. Ele ficou paralisado com o que via. A cigana Yasmim sai das águas e se dirigia a ele, dizendo:
 -Pai, não fique triste. Eu não sou mais da terra, e sim as águas grande, não fique esperado meu corpo, porque ele foi engolido pelo peixe grande.Estou feliz e daqui protegerei todo o grupo Natasha. Peça a Kaku que levante o acampamento e eu irei levá-los para um lugar que tenha mais terra, e que nunca mais o grupo Natasha acampe num lugar cercado de água grande (em ilha).
 Yasmim deu ao pai uma concha grande e pediu que a entregqsse ao Kaku como prova de tudo o que ela dissera;  voltando para a água grande e desapareceu.
 Vlaz foi para o acampamento e revelou o acontecido ao Kaku. Na manhã seguinte, o Kaku reveou o acontecimento para o grupo e resolveram levantar acampamento. Embora tristes, sabiam que, daquele momento em diante, a cigana Yasmim seria sua protetora na água grande. Quando os ciganos se despediram de Chipre, o povo da localidade ofereceu para cada cigano um pão, e isso acabou virando uma tradição na ilha.
 Depois, os ciganos foram embora, viajando em cima da água grande para outros países.
 É por esse motivo que o grupo Natasha tem um enorme respeito pelo mar; é por isso também que os membros do grupo não energizam pedras em águas salgadas e evitam se banhar no mar.
 No dia 2 de fevereiro, o grupo Natasha leva para o mar presentes para a cigana: comida, doces, frutas, perfumes, pó-de-arroz, também faz um coração de flores brancas e oferece a Yasmim nas águas grandes. Todo o grupo se ajoelha na areia da praia e reza em agradecimento, pedindo proteção. Fazem isso porque essa historia se passou no dia 2 de fevereiro de 1902, quando o Kaku era o cigano Romão, avô da cigana Yasmim.
 Yasmim tinha pele clara, cabelo e olhos pretos e usava um vestido longo na cor azul-celeste, com mangas que iam aos cotovelos. Ela trazia na cabeça, em dias de festa um diadema de pérolas e nas orelha usava brinco de ouro com água marinha e pérolas.


 Suas oferendas são sempre feitas de frente com o mar, e pra quem tem acesso fácil existe um feitiço de proteção bem fácil de fazer, basta ir despetalando uma rosa branca e jogando as pétalas no mar, enquanto faz isso cante ou faça uma oração pedindo a proteção dessa cigana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário