Agora que já voltamos de ferias ou feriados, nossa matéria com historias e magias ciganas continua. Aproveitando que muitos falam de um novo que nasce vamos falar de nascimento hoje, nascimento de uma cigana.
Na madrugada do dia 14 de agosto no ano de 1790, o acampamento cigano estava em festa, pois a cigana Florian ia dar a luz pela primeira vez.
Para os ciganos, o ser que ia chegar era muito especial: era um novo ser no Universo, que trazia uma mensagem de esperança para todos os ciganos, era também o sinal da continuidade dos ciganos.
O cigano Artêmio estava feliz: pelo nascimento seu primeiro filho, e com o nascimento deste, o jovem pai ganharia prestígio, autoridade e responsabilidade iguais aos dos mais velhos pais do grupo.
Os violinos tocam músicas alegres e todos dançavam ao redor da fogueira sagrada. Em dado momentos, a música parou e todos começaram a rezar, pedindo a Santa Sara que Florian tivesse um bom parto e que a "chinorré" (criança) fosse coroada de felicidade. E foi nesse silencio que nasceu a filha de Artêmio e Florian, seu choro foi ouvido por todos os ciganos do grupo, que logo começaram a cantar e dançar, batendo palmas a acompanhar a música, alegres pela chegada de um novo ser nesse planeta. A musica foi até o amanhecer.
No dia seguinte, foi feito o ritual mais marcante, que é o batismo cigano. A cigana Floriana deu o seio ao novo ser, para a primeira mamada. Nesse momento, soprou no ouvido da "chinorré" seu nome. Seu nome foi feito com a junção das primeira letras do nome do pai, "Ar", com as últimas letras do nome da mãe, "ian", formando assim o nome Arian. Mas todo o grupo passou a cama-la de Ariana.
Colocamos abaixo uma mensagem da cigana Ariana, espero que gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário